Na noite de terça-feira, 15 de Abril de 2025, a equipe da 6ª Companhia, durante um retorno de operação de fiscalização de trânsito no município de Mangueirinha, uma equipe policial abordou um veículo M. Benz 1113 na PR 281, Km 440, no município de Chopinzinho, por apresentar sistema de sinalização insuficiente, representando riscos à segurança viária.
Durante a fiscalização do compartimento de cargas, foi constatada a presença de toras de madeira bruta, fracionadas em pranchas, da espécie Araucária angustifólia, cobertas por uma lona. Ao ser questionado, o condutor informou que não possuía nenhuma documentação para o transporte da madeira. Ele relatou ter sido contratado em Coronel Vivida-PR para transportar as madeiras da reserva indígena Mangueirinha até Chopinzinho-PR, mediante o pagamento de R$ 700,00.
Após a medição, foram identificadas três pranchas de 3 metros de comprimento por 0,87 de largura e três pranchas de 6 metros de comprimento por 0,90 de largura, todas de Araucária. Diante dos fatos, constatou-se a infração do Art. 47 do Decreto nº 6.514/08 e do Art. 46 da Lei nº 9.605/98, ambos na modalidade transportar produto de origem vegetal sem licença.
O caminhão M. Benz de placas AGU-8J83 e a madeira foram apreendidos e encaminhados ao pátio do PRV de Chopinzinho, onde permanecerão até a destinação pela Polícia Ambiental, que realizará os procedimentos cabíveis em data posterior. Foi lavrado Termo Circunstanciado, e o condutor e a testemunha foram liberados.
Fonte PRE
